AS 10 MAIS
De tempos em tempos eu gosto de publicar algumas lista do meu Top 5 ou Top 10 em alguma coisa e, aproveitando que Nick Hornby voltou a moda com seu novo livro, resolvi fazer o meu Top 10 de músicas que marcaram e/ou marcam a minha vida. Lá vai!
1 - Epic - Faith No More
É incrível como essa música, mesmo sendo uma porrada, continua melodiosa e significativa pra mim. Há dez anos atrás (e ainda hoje) quando eu a ouço é um misto de tesão com excitação. Dá vontade de sair pulando, batendo cabeça e beijando...
2 - Volta ao Mundo - Blitz
Uma das minhas principais influências. O primeiro disco da Blitz tocava direto aqui em casa. Eu tinha uns 4 anos e já ia aos shows no ombro do meu pai. Essa música era diferente e me soava com a proposta da banda: meio quadrinhos, desenhos e muita cor! Não era um hit, mas até hoje muito boa de se ouvir e cantar junto
3 - Nós Vamos Invadir Sua Praia - Ultraje a Rigor
A primeira do UaR também... Bom, Eu poderia citar todo o primeiro disco dos caras aqui, mas essa música foi a que me levou a eles, então... Só posso dizer que foi ao som dessa música que eu olhei pro meu pai e falei que queria ter uma guitarra e tocar numa banda. Isso com 7 anos. Ganhei a guitarra na semana seguinte... A banda veio depois e de fã, virei amigo dos caras!
4 - Palavras - Titãs
Eu tava numa época meio doida. Eu tinha uma filosofia meio suicida nesta época. Não sabia o que queria da vida, curtia som pesado e sempre fui fã dos Titãs, mas essa música do Õ Blesq Blom me fez enxergar uma poesia diferente. Me despertou a vontade de escrever mais. Quando eu tava na gravação do Acústico e anunciaram ela eu gritei tanto que no CD vc até consegue ouvir minha voz antes da música começar!
5 - Oração ao Pai - Sementes da Fé
Diferente de tudo que se espera ouvir aqui. Muita gente (a maioria) nem conhece nem a música nem o grupo. Mas era o grupo de música sacra que eu tocava. A música é especial, pois antes se chamava SEMENTES DA FÉ, dando origem ao nome do grupo. Ajudei a compô-la. Foram 7 anos de convívio musical e aprendizado. A música ganhou 3 festivais levando os prêmios de melhor música, arranjo e juri popular.
6 - In My Life - The Beatles
Não tenho muito a falar a respeito desta música. Só que, talvez, esta tenha sido a música que eu mais gostaria de ter escrito.
7 - Bohemian Rapsody - Queen
Quando pequeno eu cresci ouvindo Queen, Stones, Beatles... Esta música era estranha, diferente e tinha as guitarras que tanto mexiam e mexem comigo até hoje! Não consigo ouvi-la sem cantar e balançar a cabeça no melhor estilo Wayne's World!
8 - My Love - Paul McCartney
Talvez a mais linda canção de amor já escrita. Se os Beatles não tivessem rompido, talvez ela estivesse num disco dos 4. Já chorei muito ao som dela. AInda mais acompanhada de Maybe I'm Amazed.
9 - Mauro Bundinha - Ultraje a Rigor
Outra música do Ultraje que tem um significado especial. Ela e todo o disco Por que Ultraje a Rigor?. É que o disco vinha com as músicas cifradas (novidade na época!) e serviu de base pro primeiro show do Sfincther, sem contar que foi em cima dela que fizemos nosso primeiro arranjo original!
10 - Sociedade Burguesa - Sfincther
Hoje, nem tocamos mais ela. Mas eu ainda acho que ela é minha obra prima! Ganhamos um festival com ela. Tem a letra forte e não parecia ter sido escrita por um garoto de 15 anos, na época, enquanto assistia o Jornal Nacional. Foi com ela que nasceu o Sfincther e que tive coragem de mostrar uma música minha a alguém (meu parceiro Tony), ainda que meio envergonhado.
Claro que deixei muita coisa de fora, mas se um dia rolar um Top 100, não faltarão Clash, Pistols, Dire Straits, Stones e muito Rock Nacional dos 80s!!!
Só aperitivo...
Ao som de Sexo!!!, do Ultraje, na voz de Leela!
Nenhum comentário:
Postar um comentário