AS CEIAS
Rio. 40º. Verão. Castanhas. Sol. Nozes. Natal. Peru. Ano Novo. Bacalhau...
É meio estranho. A gente vive num país tropical, mas se alimenta como europeu no inverno, na época que, para nós, é a mais quente do ano.
É um monte de comida pesada e gordurosa à noite! Depois, ainda tem um tiozão que come, enche a cara de cerveja e coloca uma roupa de Papai Noel toda comprida e fechada com uma peruca, barba e gorro e vai assustar as criancinhas da casa!
Passa-se uma semana e come-se os restos guardados na geladeira (afinal, não basta ter a comida. Tem que ter fartura) e repete-se o ritual no reveillon! Desta vez, sem a roupa de Papai Noel, mas enchendo a cara de champagne ou qualquer genérico de espumante, na maioria das vezes, Sidra Cereser!
Por isso é comum ver gente passando mal dia 25/12 e 1º/01. Tem sempre um com desinteria, mal estar... Porra! Enche o rabo de comida pesada e bebe como um porco!
Não estou criticando, até porque eu também como e adoro essas comidas, mas é um hábito tão fora da nossa realidade... Poderíamos comer uma salada, tomar sucos de frutas, carne de peru defumada e frutas só se fossem as tropicais. Mas não abrimos mão das gordurentas!
Eu pelo menos não abro!
Ao som de Trate-me Leão, com Evandro Mesquita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário