Há algum tempo não comento filmes aqui nO Roquenrou. Não porque não queira, mas porque nunca me propus de fazer dele um blog de críticas de cinema, mesmo sendo cinéfilo e colecionador de filmes. Só gosto de comentar e recomendar os filmes que realmente valem a pena e é, exatamente assim com Up.
Não sei como vai se chamar aqui no Brasil e, muito menos quando estreia, mas o filme vale a espera e, mais uma vez, comprova que animação não é desenho e que não é coisa de criança - como eu faço questão de salientar pra muita gente que insiste em dizer que toda animação é infantil.
A estória é bem simples: um velhinho, vendedor de balões, depois de negar diversas vezes, devido a seus valores sentimentais, a venda de sua casa a uma companhia imobiliária se irrita e sai voando com sua casa suspensa por balões rumo ao lugar de seus sonhos.
Bom, é mais ou menos isso, mas existe uma explicação sobre a casa, o lugar, os balões... Ah! E, claro, o alívio cômico, um escoteiro que tenta ajudar o velhinho e vai junto na aventura, mesmo sem querer.
Quando vi o primeiro poster só lembrava da história do padre que sumiu voando com balões, pois foi mais-ou-menos na mesma época. Não sabia muito mais da história e continuou assim até a semana do lançamento. Só fui saber um pouco mais quando o filme estava pra ser lançado. A cidade estava cheia de cartazes e a loja da Disney passava o trailer direto. Eu já queria ver sem saber muito, tendo esse marketing em cima, então...
O filme é bem intenso nos seus 15 minutos iniciais. Mas não em ação. É que há muito tempo (acho que desde que vi Bambi no cinema, com 3 anos), não via uma animação começar mexendo tanto com as emoções dos espectadores. Não vou entrar em detalhes, mas só posso dizer que foi a mais bonita sequência de passagem de tempo que já assisti. Ele lida com assuntos adultos de maneira poética.
E mais um detalhe: eu já tinha visto morte em desenhos (Bambi, O Rei Leão, Tarzan...), mas nunca tinha visto sangue num desenho animado até assistir a esse filme. E tudo sem agredir.
Como sempre, a Pixar se supera até nos curtas que passam antes dos filmes. O dessa vez é bem bonitinho e conta a relação entre uma cegonha e uma nuvem que cria filhotes para serem entregues na Terra.
Pra mim, Up está entre os melhores filmes da Pixar e eu recomendo que você veja. Se você quiser ter uma experiência ainda mais completa, assista em um cinema IMAX e com 3D (esqueci de mencionar que essa é a primeira animação 3D do estúdio). Vale cada centavo e você, realmente acaba entrando no filme, principalmente nas cenas de vôo por entre as nuvens.
Assista e depois me diga!
Ao som de Sacos Plásticos, dos Titãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário