22.6.09

"UP" - MAIS UM TIRO CERTO DA PIXAR

Há algum tempo não comento filmes aqui nO Roquenrou. Não porque não queira, mas porque nunca me propus de fazer dele um blog de críticas de cinema, mesmo sendo cinéfilo e colecionador de filmes. Só gosto de comentar e recomendar os filmes que realmente valem a pena e é, exatamente assim com Up.

Não sei como vai se chamar aqui no Brasil e, muito menos quando estreia, mas o filme vale a espera e, mais uma vez, comprova que animação não é desenho e que não é coisa de criança - como eu faço questão de salientar pra muita gente que insiste em dizer que toda animação é infantil.

A estória é bem simples: um velhinho, vendedor de balões, depois de negar diversas vezes, devido a seus valores sentimentais, a venda de sua casa a uma companhia imobiliária se irrita e sai voando com sua casa suspensa por balões rumo ao lugar de seus sonhos.

Bom, é mais ou menos isso, mas existe uma explicação sobre a casa, o lugar, os balões... Ah! E, claro, o alívio cômico, um escoteiro que tenta ajudar o velhinho e vai junto na aventura, mesmo sem querer.

Quando vi o primeiro poster só lembrava da história do padre que sumiu voando com balões, pois foi mais-ou-menos na mesma época. Não sabia muito mais da história e continuou assim até a semana do lançamento. Só fui saber um pouco mais quando o filme estava pra ser lançado. A cidade estava cheia de cartazes e a loja da Disney passava o trailer direto. Eu já queria ver sem saber muito, tendo esse marketing em cima, então...

O filme é bem intenso nos seus 15 minutos iniciais. Mas não em ação. É que há muito tempo (acho que desde que vi Bambi no cinema, com 3 anos), não via uma animação começar mexendo tanto com as emoções dos espectadores. Não vou entrar em detalhes, mas só posso dizer que foi a mais bonita sequência de passagem de tempo que já assisti. Ele lida com assuntos adultos de maneira poética.



E mais um detalhe: eu já tinha visto morte em desenhos (Bambi, O Rei Leão, Tarzan...), mas nunca tinha visto sangue num desenho animado até assistir a esse filme. E tudo sem agredir.

Como sempre, a Pixar se supera até nos curtas que passam antes dos filmes. O dessa vez é bem bonitinho e conta a relação entre uma cegonha e uma nuvem que cria filhotes para serem entregues na Terra.

Pra mim, Up está entre os melhores filmes da Pixar e eu recomendo que você veja. Se você quiser ter uma experiência ainda mais completa, assista em um cinema IMAX e com 3D (esqueci de mencionar que essa é a primeira animação 3D do estúdio). Vale cada centavo e você, realmente acaba entrando no filme, principalmente nas cenas de vôo por entre as nuvens.

Assista e depois me diga!

Ao som de Sacos Plásticos, dos Titãs.

Nenhum comentário: