28.11.05

NATAL, FIM DE ANO E AFINS...

É notório aos que me conhecem de longa data que eu odeio essa época do ano!

São caixinhas, árvores, musiquinhas, Papais-Noéis, shoppings lotados, milhares de amigo-ocultos, abraços e sorrisos falsos, especial do Roberto Carlos, Retrospectivas, promessas...

Definitivamente, não é uma época boa pra mim. Ok, eu tenho meus motivos particulares mas me irrito com facilidade essa época!

Há huns dois anos escrevi sobre isso aqui no blog. Por que eu tenho que dar dinheiro no caixinha de carteiros, porteiros e afins? Só porque é Natal?! Ah! Fala sério! O sujeito tá fazendo o trabalho dele. Já recebe salário. Não é mais que a obrigação dele trabalhar direito. Já deve, inclusive, receber o 13º... POR QUE EU TENHO QUE DAR CAIXINHA?!?!?! Só pra dizer que eu sou uma pessoa benevolente?

Quer ver uma outra coisa que me irrita? A árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas. Não vejo graça nenhuma em ficar olhando uma armação estúpida de metal cheia de luzes e igual ano após ano! E não venha com o papo de que a "árvore tá diferente esse ano! Tá mais bonita!"... A PORRA DA ÁRVORA É IGUAL TODO ANO!! É uma armação de metal cheia de lâmpada colorida se alternando no seu acender, apagar e piscar! E ainda tem aquele monte de gente que vai de carro e fode o trânsito da região, só porque não quer estacionar e fica rodando a Lagoa a 20 km/h! Fica tudo um caos!

E ainda tem o Roberto Carlos que só lança disco nessa época... Por quê? Seria olho comercial? Seria superstição? Na minha opinião é estrelismo mesmo... Já sabe que tem um monte de gente esperando e fica guardando pra lançar nessa época. Não tenho nada contra o Rei, mas acho oportunismo estrelar da parte dele em guardar pra só lançar disco essa época.

E os amigo ocultos que surgem?

Eu mesmo tenho dois amigo-ocultos que são sagrados para mim. Todo ano participo deles com o maior prazer, pois é uma chance de você rever amigos de longa data e confraternizar no real espírito de Natal. Mas, as pessoas fazem brotar montes de amigo-ocultos com valores simbólicos em torno de R$ 50 e PEDEM O QUE QUEREM GANHAR! Porra! Vai lá e compra! Não sou muito fã de escolher presente, mas acabo tendo que fazer se não, dou um DVD e ganho um pano de prato!

Não gosto de shopping lotado e de Papai Noel fazendo Ho Ho Ho pra mim com a barba postiça torta no rosto! Muito menos de gente que não olha pra mim o ano inteiro, dando Feliz Natal e depois, no virar do ano, continuar a virar o rosto! Me incomoda ao extremo a teoria de ser bom samaritando só nessa época do ano, como se pra redimir-se de seus pecados, bastasse ser bonzinho e fazer boas ações somente nesta época. É como malhar o ano inteiro só pra comer muito nas festas ou malhar só às vésperas do verão.

Sei que é meio ranzinza da minha parte pensar assim, mas incomoda! Eu odeio ouvir a Simone cantando Então é Natal! Acho que ela estragou a versão original do Lennon, Happy XMas (The War is Over)! Odeio o CD natalino do Kenny G tb! Ok, ok... Eu odeio o Kenny G de qualquer forma!

Me desculpes se esse texto soou um tanto revoltado ou intolerante, mas são meus pensamentos particulares. Antes de qualquer coisa, saibam que eu desejo Feliz Natal a todos também, mas se quiser fazer boas ações, não faça pela imagem que isso lhe dá, mas pelo que isso pode fazer para você sentir-se bem consigo e com ninguém mais!

Ao som de Candy, do Iggy Pop.

2 comentários:

Odilon disse...

Se já estívessemos no Brasil no modo de produção capitalista ao invés do escravista, caixinhas seriam desnecessárias.

Falando de quem tá no outro lado da questão: sinceramente aqui não fazemos questão das coisas embora existam moradores que insistem em dar a cidra cereser de esmola. Não é orgulho, é como vc disse, cada um recebe para fazer a sua função.

noise disse...

Vim até aqui, atraído pela afinidade de sentimentos em relação ao Framengo, num comentario no blog da ana paula, e como o nome também é legal, resolvi dar uma espiada. Gostei muito.
Abraço