5.5.09

A CURIOSIDADE DO SER HUMANO ou
O SADISMO ENRUSTIDO


Se tem uma coisa que eu fico revoltado é a curiosidade do ser humano.

Uma das coisas que me intriga é como as pessoas gostam de ver corpos no chão ou fazem de tudo pra apreciar um acidente ou qualquer outra desgraça que tenha acontecido.

Hoje mesmo, estava no ônibus e peguei o trânsito mega engarrafado na descida do Corte do Cantagalo, na entrada da Lagoa. Quando percebi, tinham uns três carros e um ônibus parados, gente desviando o trânsito e uma moto caída embaixo de um carro e um corpo estendido no chão. Do outro lado, um colégio na hora do recreio e muitas crianças na grade gritando (não sei se de pavor, de farra ou de prazer).

E, não é que ao passar ao lado do corpo, TODO o ônibus se levantou e veio olhar (pelo simples prazer de olhar) o corpo caído?

Ainda teve gente que perguntou: "Morreu? Ih! Deixa eu ver!". Uma senhora empurrou todo mundo: "Onde tá o corpo? Não tô conseguindo ver".

Eu, particularmente, não gosto de ficar admirando desgraça alheia. Ainda mais de manhã cedo. O acidente foi do lado que eu estava no ônibus e, pra completar minha indignação, o que eu tomei de bolsada e fui espremido pra que os curiosos observassem...

E aí vem minha pergunta: o que leva o ser humano a querer ver desgraça? Não bastam os jornais, noticiários e afins?

É sempre assim. Tem sempre um grupinho que junta pra, só olhar. Ajudar que é bom, ninguém ajuda. Por que é assim?

Quanto ao motoqueiro caído, não sei o que houve.

UPDATE: Agora já sei, parcialmente, o que houve.

Ao som de Aquela Coisa Toda, do Rogério Skylab.

Nenhum comentário: