22.3.04

A POLÊMICA

Todo lugar está focado na polêmica causada pelo filme do Mel Gibson sobre as 12 horas finais de Cristo. Acho que é o grande painel para debate sobre o filme que foi criado.

Uns dizem que é muito violento, tem muito sangue. Outros, que é anti-semita. Ainda existem os mais "ignorantes" que dizem que é excessivo.

Bom, como católico e sem ter visto o filme, o que pretendo fazer ainda esta semana, só quero comentar umas coisinhas:

- Muito sangue? Por que se acha que o Cristo não sangrou tanto? Como se explicam as marcas no Santo Sudário?
- Violência excessiva? O povo daquela época era bonzinho? Não maltratavam os "criminosos" com violência, não? Não se esqueçam que JC era considerado perigoso!
- Anti-semita? Não é pra jogar a culpa nos judeus, não, mas é a versão de um católico sobre a história. Alguém reclamos que Spielberg e Polanski execraram os alemães em A Lista de Schindler ou O Pianista, respectivamente? Afinal, eles deram a sua versão, de acordo com suas crenças. Alguém disse que eles eram anti-alguma coisa?

A grande verdade é que no mundo de Hollywwood, principalmente os grandes produtores e membros da Academia, são na sua maioria, judeus. E a realidade da participação deles na crucificação e morte de Cristo é eminente, mas não que isso vá gerar uma raiva dos cristãos a eles! Mas como foram isentos de culpa pelo Vaticano, eles não querem o karma. Por quê?

Segundo o Arnaldo Jabor (que fala umas dez coisas nonsense para cada coisa séria): "É a culpa!".

Não gosto de criticar ou dizer que existem culpados, pois a maior lição deixada foi a de não julgar ou criticar: "Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem!". Então, quem sou eu para falar ou criticar?

O motivo deste post é mais pra dizer: É CINEMA! É ARTE! É CULTURA! CADÊ A LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Ao som de Nada a Declarar, com Ultraje a Rigor.

Nenhum comentário: