27.6.05

ORGULHO (?) GLBT

Pois é... Ontem aconteceu aqui no RJ a Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais). Bom, acho legal esse tipo de manifestação. De verdade!

Sou heterossexual e tenho muitos amigos gays (de vários tipos...rs), então não me vejo numa situação desconfortável ao estar junto deles/delas num movimento como esse, como muita gente. Sentir-se mal por estar ou ir numa manifestação como essa alegando não gostar, isso sim é PRECONCEITO!

Realmente não tenho preconceitos, mas ressalvas, baseado no que eu vi ao longo do dia. A situação começou por volta de 11h quando eu estava num ônibus indo de Botafogo a Copacabana e, no ônibus, tinham uns 8 rapazes com idades entre 19 e 30 anos, mais ou menos, alguns até bonitos (não tem esse papo de dizer "pintoso"!), eu, algumas senhoras, casais e muitos outros homens, além do motorista e trocador. A verdade é que nesses dias, não sei porque, acho que o orgulho aflora...

O que aconteceu foi que, do nada, os 8 começaram a se agarrar, beijar, lamber e gritar mexendo com outros rapazes no ônibus, mesmo os acompanhados por suas namoradas.

Aí me veio na cabeça: "É esse tipo de respeito que eles desejam pedir logo mais?". Um rapaz até falou numa boa com eles: "Pô! Desse jeito ninguém leva a sério o que vocês tão pedindo... Respeito?! Vocês não tão respeitando ninguém aqui, cara!". Tive que concordar com ele...

Quando desci do ônibus, num trecho de uns 100 metros, vi isso, casais de lésbicas com idade entre uns 18 anos e transexuais se agarrando, se alisando, passando as mãos nas partes íntimas e beijando-se como em filmes pornôs... Como já disse, tenho amigos gays e nunca os vi fazendo isso publicamente (nem em reservado, admito)!

A minha dúvida é: só porque é dia da PARADA DO ORGULHO GLBT, precisa se expôr assim? Se eles conseguirem o que desejam (união estável, direitos, etc), vão transformar o mundo numa grande Babel?

Não gosto de generalizar, mas, às vezes, uma minoria dentro de uma já minoria "marginalizada" acaba colocando todos a uma situação desconfortável... A sociedade julga como se TODOS fizessem assim, infelizmente!

Como disse um amigo meu, gay, o ruim dessa parada é que os gays, lésbicas, Bissexuais, transexuais e simpatizantes não são os únicos. Aparecem as bichas, os viados, os travecos, as sapatas, os preconceituosos... E, analisando bem, existe uma grande diferença entre viado e homossexual!

Só um ponto de vista...

"Eu tenho amigo homem
Eu tenho amigo gay!
Mas eu sei lá...
Eu sei que eu não sei
Eu gosto é de mulher!
EU GOSTO É DE MULHER!!!
"

Nada contra, mas é minha preferência... rs

Ao som de um baticum tecno qualquer que tá tocando na rádio agora.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como diria o Sfíncther, "todo viado sabe o cu que tem".

Anônimo disse...

Como bom leitor de Freud eu diria que vivêssemos em uma civilização menos repressiva talvez não teria a necessidade de ser liberar de forma tão forte o desejo reprimido (no caso nem recalcado é já que homossexualidade é reprimida conscientemente). Nem teria a necessidade da parada. Talvez eu esteja ainda nos anos 60 mas acho que o corpo pode representar sim um ato político, a ponto de provocar discussões e reflexões, tal como ocorreu aqui. Acho muito perigoso o discurso "é gay mas é discreto" primo irmão do "negro de alma branca". Tem situações de mais exposição sexual que não é restrita a uma orientação sexual, mas não fosse as tantas repressões colocadas por entidades como a santa madre Igreja (que mesmo hj tem a sua força no imaginário ocidental, mesmo para aqueles que não tem religião) e talvez esses atos não seriam necessários. E ter namorado cantado por outrem é desagradável, não importa a referência. Mas para nós homens sempre fica aquele medo da identidade ameaçada...é inevitável!