8.6.05

"PERDEU!"

Eu comecei a postar um texto, que tava até grandinho, mas deu pau na máquina e perdi parte dele. Bom, vou tentar terminar ele e colocar o que me lembrava do outro...

Foi ao som deste grito que nasceu um misto de revolta e ódio dentro de mim.

Eu não gosto muito de falar sobre minha vida particular neste blog, mas a minha revolta era tão grande que resolvi escrever a respeito do que me aconteceu ontem, voltando do trabalho, na Barra, pra casa.

Fim do dia, ônibus 2016, com dois colegas de trabalho, no ar condicionado, sonolento, quase dormindo quando esbarram em mim e só deu pra ouvir "Ai, meu Deus!". Me virei ainda meio relaxado, rezando pra não ser o que eu imaginava, mas era! Só vi o carinha apontando um .38 pra alguém e os gritos: "Não corre! Ninguém sai do lugar! Todo mundo tranquilo!".

Porra! Tranquilo?! Queira se foder! Como vou ficar tranquilo enquanto alguém aponta uma arma e pede "Só quero os celulares dinheiro!"?

Eu trabalho tanto, ouço tanto esporro, dou duro o mês inteiro, pra um feladaputa chegar e dizer que quer celular e dinheiro...

Até pensei em esconder tudo e dizer que não tinha nada quando ele chegasse a mim, mas achei que não seria uma boa. Pensei até que poderia ser interessante morrer (sempre me passa isso pela cabeça), mas pensei que não seria muito interessante para as pessoas que gostam de mim (sim, elas existem). E, por incrível que pareça pensei que iria perder a gravação do Acústico do Ultraje se isso acontecesse...rs

Começou a minha saga de comédia de costumes. Primeiro o celular.

Tentei tirar meu bichinho do bolso, mas quando ele saía, caiu no banco, atrás de mim, enquanto o elemento passava do meu lado (eu tava no corredor) com sua bela "criança" na mão. Pensei: "Vou esconder" e sentei em cima dele e rezei pra não tocar, pois tava no vibra e eu podia acabar gostando (ô, senso de humor fora de hora!). Minha amiga de trabalho tava sentada na janela ao meu lado e achou que era pra imitar e tirou o dela da bolsa e também sentou em cima do dela...

Depois peguei a minha carteira e pensei em selecionar R$10 e dizer que não tinha mais nada, mas veio a idéia de que ele podia me revistar, ver que eu tinha dinheiro e atirar em mim e, o pior, quando o corpo caísse, ver que também tinha um celular... Com muita dor no coração entreguei meu rico (ou seria pobre?) e suado dinheirinho, que tinha recebido (ontem fora dia de pagamento) ao meliante. Minha amiga tava com o salário todo dentro da bolsa e, em meio ao choro, uma soluçada e outra, achou que eu havia selecionado o dinheiro e começou a fazer o mesmo.

Foi com muita dor que vi ele ir embora de minhas mãos sem se despedir de mim. Não bastasse, o puto ainda levou um móbile de brinquedo que comprei pra dar de presente pro filho de um casal de amigos que vai nascer.

Bom, óbvio que fiquei puto, antes que me perguntem: "E aí? Como foi? Foi bom?". Como já disse antes, você rala o mês inteiro pra conseguir uma merreca e um único puto, só porque tem uma arma, se acha mais poderoso que DEUS e leva todo seu dinheiro e mais celulares de quem tá por perto? Se bobear, o cara ganhou em 5 minutos, mais do que eu durante o mês.

Ainda assim não tenho raiva da minha cidade. Ela ainda é uma das mais lindas do mundo e eu não a troco por nada. Foda são essas coisas e a impunidade que assola! Me lembrei da letra da minha música Sociedade Burguesa. Depois de 12 anos, ela continua cada dia mais atual. É foda você viver nesse mundo com impunidades e ser vítima ao sair de casa, sem ter como nem poder se defender.

Deu vontade de olhar na cara do sujeito e dizer: "Ora, queira se foder, seu merda! Eu trabalho o mês inteiro pra pagar minhas contas e não vou dar porra nenhuma! Vá trabalhar pra ter dinheiro e celular!", mas eu lembrei que não nasci em Krypton e ainda me preocupo com outras coisas não materiais, embora alguns diga que não pareça.

O foda depois é aturar as pessoas:
"De mim, não levou nada, pois o sangue de Jesus tem poder", disse uma evangélica.
"Eu rezei e N.S. dos Milagres usou a sua luz pra ele deixar me celular", disse uma outra.
Eu rezei muito e consegui, não sei com que coragem esconder meu celular. Não sei se foi obra divina, mas eu fiz... Agora, isso lé é hora de se comparar e escolher o santo que salvou quem. As duas ficaram numa discussão sobre qual religião ou credo tinha salvo elas até que eu não aguentei e, junto com um amigo gritei: "PORRA! DÁ PRA CALAR A BOCA! VOCÊS SALVARAM O DE VOCÊS, MAS TEM GENTE QUE NÃO! VÁ SE FODER QUEM ESSA DISCUSSÃO MEDÍOCRE!". Ficou um silêncio mortal e só faltou alguém começar a aplaudir...

Depois que o cara desceu do ônibus, o motorista ainda resolve parar numa guarita em São Conrado pra dar parte à PM. Neste momento, não é que o cara ainda passou do lado do coletivo ANDANDO com a arma e rindo pra gente dentro do mesmo?

Ê impunidade!

Foda é viver sabendo que isso pode ser comum para muitos. Pra mim ainda não é...

Espero um mundo melhor e sem impunidade, mas não queria levantar bandeira. Não sou disso, mas é muito ruim você sentir-se impotente diante de tanta injustiça e ver que nada pode fazer. É muito ruim você ser roubado de seu direito de liberdade e de sua segurança... É... O pior mesmo ainda é pensar que tem gente que não se abala e já vê isso como coisa normal e corriqueira.

Bom, foda-se! A vida continua...

Saldo:
Perdi dinheiro e um móbile.
1 amigo que perdeu o celular e dinheiro.
Minha amiga perdeu só R$ 6!!! Ela me imitou e escondeu o celular, sem saber que eu fiz por acaso, e selecionou o dinheiro, dando só R$ 6, achando que eu tava fazendo o mesmo. Salvou o salário! Ufa! Sorte que o cara não resolveu pedir mais. Esperta ela por "ter me imitado".

Graças a Deus, sem feridos, sem agredidos...

Os pobres continuam pobres. Talvez até mais pobres. Desigualdade social num nível elevado e violência urbana num nível considerável. Vida de cidade grande. Tudo normal. Esse é o problema...

Hoje o sol nasceu bonito e a cidade maravilhosa ainda continua linda.

Ao som de Romance Ideal, do Paralamas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Dantas,
Eu também não me acostumo com isso...
O Brasil realmente é muito violento. Não é só no Rio que a violencia é um problema não!
O pior é a falta de crença que a gente vai tendo em "mudanças"!!! Pra mim, essa é a pior violencia!
Bjim amigo, sinto muito pelo que vc sofreu!

Anônimo disse...

É tio...a situação tá ficando cada vez pior!!! Ainda bem que vc saiu ileso (do lado de fora do bolso :D). Já pensou fds de festa junina e menos um na barraca??? Quer dizer, menos 2 né, a Lydia tb ia acabar faltando!!! Tsc tsc tsc!!!

Realmente, ufa...que alívio....

Bjossssssssssss

Ferno disse...

Puta que pariu...

Anônimo disse...

Caralho Junior! Faz tempo que eu não visitava o seu blog, mas o seu post no fotolog me forçou a lê-lo. As sensações descritas foram parecidas com as que passei quando roubaram meu celular num assalto. Claro que era um celular pre pago sem bateria vagabundo, n tem como compará-lo com o salário do mês todo. Enfim, o que há em comum é a sensação sobre a violência.
Como vc bem sabe trabalho com movimentos sociais e vejo a coisa crua tb, tal como nesse assalto. Quando tomaram o meu celular minha vontade era de matar e mandar pro inferno o filha da puta que tomou o que era meu, mandando à merda todo aquele aparato sociológico "humanista" da minha cabeça. Creio que estas sensações me fizeram "ser humano". Depois passou...
Tenho raiva do sistema cruel que cria isso, mas do bandido que levou o celular tb... e lendo seu post parece que revivi tudo aquilo.

Bem acho que escrevi demais...

Um abração pra vc!

Ariett disse...

falar o que depois de ler isso. É triste... Mas o bom é que ainda assim você vai assistir o Acústico do Ultraje!!!