8.8.07

NOMES

Que raios leva uma mãe a botar nomes estranhos em seus bebês?

Ontem mesmo, eu tava numa floricultura e escutei o seguinte diálogo entre a a vendedora e uma criança:

- Tchau!
- Tchau!
- Mas, antes, diz o seu nome aqui pra tia...
- Leidisjanes
- Como?! - incrédula ou sem entender
- Leidijanes
- Ahnnnnnnnnn... Então, tá! Tchau, Leidijanes!


E lá se foi Leidijanes! Um garotinho de uns 3 ou 4 anos. E eu e o Ferno, que estávamos no local, quase tivemos uma crise de riso.

Aí, tem a teoria, um pouco preconceitusa, admito, mas, porra, por que pobre tem mania de colocar nome difícil em seus filhos?

É sempre Uélitu (Wellington), Créssio, Uóshitu (Washington), Gilzeci, Mery, Greici Keli... Quando não está homenageando alguém, tá colocando nome composto de outros ou dando nome gringo.

É um tal de querer ser mais do que é. E rico, cada vez mais colocando nomes simples: João, Francisco, Benedita, José, Bento, Maria...

Não é preconceito, não, mas repare nisso. É inevitável, numa cena como a presenciada, você não rir ou imaginar que quando esta criança crescer pode ter um mínimo de instrução e se revoltar por ter um nome desses: Leidijanes. Até porque, a mãe deve ter ouvido um Lady Janes (talvez em homenagem a Janes Joplin) e gostou. Sem saber que o filho leva o nome de uma mulher. Depois cria um monstro e não pode reclamar!

Sou totalmente contra esses nomes para crianças. Os pais deveriam ter provas de sanidade mental e conhecimento do nome escolhido para filhos antes de registro.

Vamos começar a campanha: ABAIXO O NOME ESTRANHO!

Ao som de Blowing, com TS Mack.

2 comentários:

Unknown disse...

Ahh não mandei não. Nem mandarei. "Deixo assim ficar subentendido..."

É uma história real que sobrevive quase dois anos. Detalhe: moramos na mesma cidade, mas nunca nos encontramos. Só nos falamos ao telefone. Pode?

Mas, quanto ao texto, esses nomes ninguém merece. Tenho até uma lista dos nomes esquisitos.

Bjs.

Unknown disse...

Quer dizer, nunca mais nos encontramos desde a unica vez q ficamos no show do U2!