23.3.09

WATCHMEN

Me lembro que nos idos de 1989 eu li uma reedição de uma revista que me chamara atenção nas bancas pela sua capa - um smile com uma gota e sangue. Era uma HQ (que naquela época eu só achava que era uma revista em quadrinhos) chamada Watchmen.

Não me lembro de ter lido tudo. Li alguns números e gostei bastante. Era violento, tinha sexo e histórias complexas demais para um garoto de 11 anos. Mas eu gostei.

Eu nunca fui muito fã de super heróis, HQs... Então, nunca corri atrás pra comprar e ler tudo. Lembro nitidamente que no mesmo ano de 89 comprei apenas uma HQ: A Piada Mortal. Sempre peguei emprestado com amigos umas revistas e edições especiais. Assim, tomei conhecimento e fiquei fascinado por Sin City, A Morte do Superman, A Morte do Robin, 300, A Liga Extraordinária... Mas só fui comprar mesmo de uns anos pra cá, quando sairam as edições encadernadas de Sin City.

Bom, como fanático por cinema, acompanhei durante anos a possibilidade de ter o filme sobre os Vigilantes, ainda quando falavam que o Schwarzenegger faria o Dr. Manhattan e depois, quando chegaram a citar o Stallone como o Comediante. Mas tudo era muito distante.

Acontece que algumas HQs trasnformaram-se em filmes brilhantes (Sin City, 300, Batman - Cavaleiro das Trevas...) e o inevitáel aconteceu!

Fui ao cinema na semana de estréia e tenho que admitir que o filme é MARAVILHOSO! Mais uma vez, a sensação que tive ao assistir Sin City aconteceu de novo. Era como se eu estivesse vendo o gibi. Nas primeiras cenas, me vi novamente com 11 anos, lendo aquilo.

O filme é perfeito em todos os aspectos, mas talvez não agrade a todos. Eu conheço gente que odiou Sin City e vai odiar o filme. O ritmo não é acelerado, existem muitos dilemas morais, conflitos e violência, mas é exatamente o que eu pretendia assitir. Sem contar que é tudo muito bem feito! Já estou me programando pra ver o filme de novo e já tenho sonhado com a edição de colecionador do filme...

O mais interessante é que o filme reascendeu um culto ao gibi original (única HQ a figurar na lista das 100 obras literárias da Time Magazine no último século) e consequentemente, você já vê as personagens em tudo que é canto: como personagens do Snoopy, Lego, Simpsons, lancheiras, bonecos e videogames.

Se você ainda não viu, assista! É uma experiência única, mesmo com o final alterado (pra ficar, na minha opinião, muito mais plausível).

Watchmen é uma experiência única e o ingresso vale cada centavo. Mas, o que eu sei é que eu, em breve vou gastar cada centavo com o DVD, com uma action figure do Rorschach e outras tranqueiras mais...

Ao som de Babba O'Riley com The Who.

Nenhum comentário: