26.7.07

A GORJETA

Realmente eu não entendo.

Quem foi que instituiu a gorjeta ou, melhor, o famoso cafezinho?

Se for pensar bem, é um absurdo você ter que gratificar alguém por um serviço ou trabalho que você já pagou e, pelo qual, o cidadão já está recebendo um salário, como é o caso de entregadores.

Mas, como foi criada a cultura da cervejinha, pode pegar mal você na pagar ou dar um agradinho.

Mesmo sendo contra, admito que acabo contribuindo para que continue, mas só em casos onde eu me sinta bem atendido ou que a outra parte mereça. Mas eu me questiono, por diversas vezes, se estou fazendo a coisa certa.

Uma vez, numa noite de ano novo, argumentei com um taxista que pediu para eu "dar uma fortalecida" que meu chefe nunca me deu uma fortalecida porque me trabalho estava bom, por exemplo. Ele não gostou.

Sei lá, acho que nós somos muito tolerantes em relação a essas coisas e fazemos porque, no fundo, esperamos um dia também ser beneficiados com esses pensamentos...

Ao som de Paranoid, com Black Sabbath.

Nenhum comentário: